Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 30 de março de 2012

Sespa fará mais uma campanha de vacinação contra gripe em maio

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) está iniciando os preparativos para a 14ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza), que será realizada de 5 a 25 de maio. Desde o ano passado, a campanha é destinada aos idosos com mais de 60 anos, mulheres gestantes, crianças de seis meses a menores de 2 anos, indígenas e trabalhadores de saúde, que são as pessoas mais vulneráveis ao vírus da gripe. A meta é vacinar no mínimo 80% de cada população, para manter uma boa cobertura vacinal. 

Segundo a coordenadora Estadual de Imunização da Sespa, Jaíra Ataíde, a vacina também é a mesma de 2011, trivalente, produzida a partir de vírus isolados nos hemisférios Norte e Sul - vírus similar ao Influenza A (H1N1), vírus Influenza A (H3N2) e o vírus Influenza B. “Além da gripe sazonal, essa vacina também protege contra o vírus da gripe A (H1N1), que causou a pandemia mundial em 2009, matando 30 pessoas no Estado”, disse Jaíra Ataíde. 

Este ano o Pará já notificou dois casos de gripe A em mulheres grávidas, que foram tratadas e se recuperaram, daí a necessidade de as gestantes procurarem os postos de vacinação durante a campanha. Jaíra disse esperar que não se repita a situação do ano passado, quando o grupo que menos aderiu à campanha foi o das gestantes. 

A coordenadora lembrou que, em 2011, o Pará alcançou a meta com 80,75% de cobertura vacinal, por isso considera importante que os gestores municipais iniciem mais cedo o trabalho de sensibilização da população, para que seja alcançada uma maior cobertura vacinal. 

Para o secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, a vacinação ainda é a melhor opção para evitar as doenças imunopreveníveis, como a gripe, que não é uma doença banal como algumas pessoas acreditam. “As complicações da gripe podem levar à morte”, alertou Helio Franco. 

Além da vacina, a população deve manter os hábitos de higiene, proteger a boca e o nariz ao tossir e espirrar, lavar as mãos constantemente e evitar aglomerações, que contribuem para a transmissão da doença. 

Curso – Dentro da programação do XVI Congresso Médico Amazônico será realizado, no dia 22 de abril, das 8 às 18h, no Hangar, o Curso Vacinações para Técnicos de Sala de Sala de Vacinação – Básico de Imunizações, promovido pela Sociedade Brasileira de Imunizações do Pará. 

Estão sendo oferecidas 150 vagas gratuitas aos profissionais que atuam em salas de vacinação, tanto da rede pública como privada, para participar exclusivamente do curso. 

Para se inscrever basta encaminhar um ofício solicitando vagas, indicando os nomes dos profissionais, para o e-mail cma@atualpromocoes.com.br. Mais informações sobre o Congresso no site www.congressomedicoamazonico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário