Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 30 de março de 2012

RESERVA EXTRATIVISTA MAPUÁ VALORIZA PARTEIRAS TRADICIONAIS

As Parteiras Tradicionais da Reserva Extrativista (Resex) Mapuá, unidade de conservação (UC) federal localizada no município de Breves, na Ilha do Marajó (PA), receberam kits com materiais para a execução dos trabalhos de assistência de saúde ao recém-nascido e a gestante durante o parto.

Aproximadamente 4.500 moradores vivem em 14 comunidades na área da Reserva Extrativista. O tempo de viagem dessas pessoas até a cidade de Breves varia de 7 horas, para as mais próximas e de 20 a 30 horas, para as mais distantes. Muitas dessas famílias contam apenas com o apoio da Parteira Tradicional como única alternativa para os problemas de saúde.

Diante desta situação a equipe de analistas ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) articulou junto à Divisão de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde a distribuição dos kits que visa valorizar o ofício das Parteiras Tradicionais.

O primeiro passo desse trabalho foi a realização de uma pesquisa que registrou diversas informações sobre a “arte de partejar” na Resex Mapuá. A segunda etapa foi a entrega dos kits de material básico para as Parteiras Tradicionais identificadas.

De acordo com o Sr. Antônio Ferreira Gonçalves, o “Galo”, presidente da Associação de Moradores da Resex Mapuá (AMOREMA), “essa parceria entre o Instituto Chico Mendes e a Secretaria de Saúde de Breves é muito boa, por que são as parteiras as profissionais que estão mais perto das famílias do interior. Elas entendem as dificuldades e falam a mesma língua da nossa gente. Elas fazem esse trabalho com muito amor e dedicação”.

“Eu nasci e cresci em Mapuá. Eu conheço as comunidades do interior e posso dizer com orgulho que é a primeira vez na história do nosso município que um trabalho como esse acontece. Tenho certeza que com esse apoio as parteiras vão se sentir mais valorizadas para atender cada vez melhor as famílias da nossa Reserva”, conclui Antônio “Galo”.

Comunicação ICMBio

Nenhum comentário:

Postar um comentário