Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 30 de março de 2012

ANALISTA AMBIENTAL DO CENAP/ICMBIO É DESTAQUE NOS EUA

Brasília (19/03/2012) - O analista ambiental do Centro Nacional de Pesquisa para a Conservação dos Predadores Naturais (CENAP/ICMBio) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Rogério Cunha de Paula é um dos 40 heróis mundiais da conservação da vida selvagem selecionados e biografados em livro lançado em Washington, D.C., capital dos Estados Unidos da América (EUA).


A publicação “Wildlife Heroes”combina a trajetória dos conservacionistas com as informações de cada espécie alvo das ações dos “heróis” e é ilustrado com inúmeras fotografias. Entre os ambientalistas destacados em “Wildlife Heroes” também estão outros três brasileiros.

O livro apresenta ao mundo as dificuldades que 40 espécies têm para se manter fora da lista de espécies extintas e os esforços que são realizados para isso. Os autores destacaram que toda renda será repassada integralmente aos pesquisadores. Além disso, criaram um site destacando cada “herói” com links para seus projetos.

Rogério de Paula foi incluído pelas ações de conservação do lobo-guará que vem desenvolvendo no CENAP/ICMBio e Instituto Pró-Carnívoros nos últimos 12 anos. Iniciou seu trabalho com  investigações pessoais no período de 1998 a 2003 sobre o comportamento e dieta da espécie na região da Serra da Canastra, em Minas Gerais.

De 2004 a 2010, criou o projeto Lobos da Canastra, que contou com a parceria de diversas instituições e a colaboração de pesquisadores. Organizou um Workshop Internacional para a Conservação do Lobo-Guará em 2005, pelo Ibama. Coordenou o Plano de Ação Internacional do Lobo-Guará publicado em 2008 pelo Ibama e que está em vias de nova publicação pelo ICMBio, o Plano de Ação Nacional (PAN) para a Conservação do Lobo-Guará, pela Série Espécies Ameaçadas.


Atualmente, Rogério é coordenador do Grupo de Trabalho para a Conservação do Lobo-Guará pelo Grupo de Especialistas de Canídeos da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e do Grupo Assessor de Implementação do Plano de Ação Nacional do Lobo-Guará pelo ICMBio. O analista ambiental continua coordenando e conduzindo, pelo CENAP, pesquisas sobre a espécie na Serra da Canastra cujo objetivo maior é o de promover a convivência harmoniosa do maior canídeo sul-americano com proprietários rurais.


Comunicação ICMBio

Nenhum comentário:

Postar um comentário