Redirecionamento

javascript:void(0)

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Consultas no SUS serão marcadas pela TV digital

O modelo brasileiro de TV digital vai permitir que o telespectador marque consultas no SUS (Sistema Único de Saúde). O governo prepara para março a primeira leva de conteúdo interativo para o modelo brasileiro.

O CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações) é o órgão responsável pelos preparativos. O governo considera este como o primeiro passo no campo da programação interativa para TV, considerado um dos pontos fracos do processo de implementação da tecnologia no país.

O programa será veiculado na EBC (Empresa Brasil de Comunicação), considerado o canal do governo. 

Posteriormente, também serão abertos e disponíveis para outras emissoras.

Os aplicativos da CPqD fazem parte do Projeto Serviços Multiplataforma de TV Interativa e serão disponibilizados a partir de março. Entre eles, está o que permite ao usuário marcar consultar médicas no SUS. O pacote também inclui aplicativos para o usuário obter informações dos processos de aposentadoria junto à Previdência Social, procurar empregos, pagar contas, conversar em chats e fazer compras utilizando a TV como terminal.

A plataforma da CPqD permite enviar mensagens por meio de um teclado virtual, que pode ser acionado pelo usuário com o controle remoto da TV. Para obter interatividade remota, é preciso que o terminal de usuário esteja conectado a um serviço de telecomunicação, como a Internet, por meio de tecnologias de acesso, como 3G, WiMAX, Wi-Fi, entre outras.

O projeto faz parte da negociação do governo com a indústria, que obriga a presença do Ginga, software de interatividade, em 75% dos televisores fabricados no país a partir de 2013. A expectativa é que a portaria que obriga a inclusão de interatividade e o consequente aumento do parque de televisores com o recurso estimule os canais a produzir conteúdo interativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário