Redirecionamento

javascript:void(0)

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Uepa abre inscrições para Licenciatura Intercultural Indígena nesta quarta

Começam nesta quarta-feira (1) as inscrições para o Curso de Licenciatura Intercultural Indígena, que vai selecionar integrantes dos povos Gavião e Tembé para o primeiro curso de graduação da Universidade do Estado do Pará (Uepa) na área. A graduação oferta 100 vagas, sendo 50 para cada grupo, e será desenvolvida em regime presencial e modular.

Para o povo Gavião, as inscrições seguem até a próxima sexta-feira (3), de 8 as 18h, no Campus da Uepa em Marabá. Já para os Tembé, a inscrição será no Campus da Universidade em São Miguel do Guamá, no período de 7 a 9 de fevereiro, no mesmo horário. No ato da inscrição, os candidatos deverão apresentar Cópia do Registro Administrativo ou Declaração de Índio expedido pela Fundação Nacional do índio (Funai) e Declaração de Apoio da Comunidade Indígena ao candidato. Os candidatos concluintes do Magistério Indígena ou professor indígena com Ensino Médio completo deverão apresentar declaração original emitida pela direção da escola ou declaração de concluinte ou de egresso do Magistério Indígena.

A homologação das inscrições será realizada pela Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA) da Uepa até o dia 2 de março e divulgada no site da Universidade (www.uepa.br), na Reitoria e nas escolas das aldeias Tembé e Gavião. Também a partir dessa data, o candidato deverá acessar os sites www.uepa.br ou www.prodepa.psi.br/uepa e imprimir seu cartão de confirmação de inscrição. O candidato que não tiver sua inscrição homologada deve entrar em contato com a DAA até 15 de março, pelo endereço eletrônico correto@uepa.br ou diretamente no Núcleo de Formação Indígena da Uepa (Rua do Una, 156, bairro do Telégrafo – Belém), de 8h as 14h.

O Curso abordará os conhecimentos tratados na área de Ciências Humanas e Sociais, Ciências da Natureza e Matemática e Linguagens e Arte. Todos estarão articulados aos saberes indígenas, na perspectiva de formar professores nessas três áreas, para atuar na Educação Escolar Indígena.

A coordenadora do Curso, Joelma Alencar, explica que desde a Constituição de 1988 foi reconhecido aos povos indígenas uma educação escolarizada que respeite a afirmação e reafirmação da cultura em todos os níveis de ensino, além da presença do professor indígena na escola. “De certa forma, isso impulsionou a oferta da Licenciatura Intercultural indígena nas universidades brasileiras. Todo esse processo foi uma conquista do movimento indígena que se iniciou na década de 70. Desde 2007, com a implantação do primeiro Curso pela Universidade Federal do Mato Grosso a demanda é crescente. Em particular, o Pará era o único Estado da Região Norte que não oferecia o curso. Os futuros professores indígenas poderão atuar em uma das três áreas de formação, possibilitando suprir a grande necessidade do Estado desses profissionais nas escolas indígenas”, conta Joelma.

Provas - O processo seletivo específico será dividido em três etapas. Na primeira, será feita a análise dos documentos. A Prova Escrita, onde o candidato deverá desenvolver uma redação em Língua Portuguesa, compreende a segunda etapa. Já na terceira fase será realizada uma entrevista. Cada fase vale dez pontos, totalizando 30 ao final do processo seletivo. Será eliminado para a realização da segunda etapa o candidato cujos documentos apresentados forem comprovadamente falsos. Quem obtiver nota menor que cinco pontos na segunda etapa também será eliminado para a última fase.

Nos dias de prova, o acesso aos locais de realização dos exames será das 8h às 9h, impreterivelmente. As provas terão início pontualmente às 9h e, de acordo com o edital, não será admitido o ingresso de candidatos no local de realização das mesmas após este horário. O candidato deverá portar o documento de identidade original, comprovante de confirmação de inscrição, e Caneta esferográfica com tinta azul ou preta.

Atendimento especial - O candidato portador de necessidades especiais, que precisar de tratamento diferenciado nos dias de prova, poderá solicitá-lo por meio de requerimento encaminhado a DAA, de 8h as 14h, com até no máximo 30 dias de antecedência da data de início das provas. Deverão ser especificadas as condições e recursos que os atendam, acompanhado de atestado médico, o qual justifique o tratamento diferenciado e assegure as condições de realizar a prova.

Já as solicitações de atendimento domiciliar ou hospitalar deverão ser encaminhadas no prazo de até 24 horas antes do horário previsto para o início das provas.

Confira aqui o calendário:

Inscrições:

Gavião: 1, 2, 3 de fevereiro, no Campus de Marabá


Tembé: 7, 8,9 de fevereiro, no Campus de São Miguel do Guamá


Horário: de 8 às 18h


Homologação das Inscrições: Até 02 de março de 2012


Provas:

Tembé:


1ª Etapa: Análise Documental l até 7 de março


2ª Etapa: Prova Escrita l 17 de março l Escolas das Aldeias Tembé (a definir com as lideranças)


3ª Etapa: Entrevista l 3 a 5 e maio l Campus de São Miguel do Guamá

Gavião:


1ª Etapa: Análise Documental l até 7 de março


2ª Etapa: Prova Escrita l 24 de março l Aldeia Kyikatêjê


3ª Etapa: Entrevista l 10 a 12 e maio l Aldeia Kyikatêjê


Resultado final: Até 31 de maio de 2012

Mais informações: (91) 3299-2216

Nenhum comentário:

Postar um comentário