Redirecionamento

javascript:void(0)

terça-feira, 30 de agosto de 2011

IBM cria maior HD do mundo com 120 Petabytes


A IBM desenvolveu o maior sistema de disco rígido do mundo, capaz de armazenar até 120 petabytes (equivalente a 120 milhões de gigabytes) de dados.

O sistema em RAID foi fabricado a pedido de um cliente da empresa, que pretende utilizá-lo com programas de simulação de fenômenos naturais. O dispositivo terá capacidade para armazenar até 24 bilhões de músicas em formato MP3, por exemplo.

Desenvolvido pelo laboratório de pesquisas Almaden da IBM  na Califórnia, Estados Unidos, o sistema utiliza 200 mil discos rígidos comuns. Até então o maior HD do mundo possuía armazenagem de 15 petabytes.

Segundo a empresa, este tipo de HD será ideal no futuro para computadores que utilizam sistemas complexos para simulações. E caberá a IBM garantir que o sistema não apresente falhas e corrompa os arquivos por portar muitos discos rígidos.

“A IBM usa a tática de fazer várias cópias de um mesmo arquivo em discos diferentes para garantir que o sistema funcione, mesmo que um disco pare de funcionar”, explica Bruce Hillsberg, diretor do departamento de pesquisa de armazenamento de dados da IBM, em entrevista ao site Technology Review.

Nenhum comentário:

Postar um comentário