Redirecionamento

javascript:void(0)

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Governo Federal garante que vai solucionar apagões no Amazonas

“O estado do Amazonas terá, até a Copa do Mundo em 2014 serviços de energia limpa, de qualidade, em abundancia e mais barata. A presidente Dilma Rousseff quer solução para os constantes apagões ocorridos no Amazonas”. A informação é da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e foi apresentada ao senador Eduardo Braga (PMDB-AM) nesta terça (31-08) em reunião para discutir um cronograma de trabalho e de investimentos no estado. Participaram da reunião diretores da Eletrobrás e o líder do governo no senado, Romero Jucá (PMDB/RR).

Braga deixou o Planalto satisfeito com os compromissos assumidos pelo governo federal e que representam, somente para este ano, recursos da ordem de R$ 600 milhões. “É o maior investimento dos últimos anos em nosso estado. Para um cronograma de trabalho que vai até 2012, a presidente já garantiu que teremos todos os recursos necessários”, disse.

Na companhia da ministra, o presidente da Eletrobrás, José da Costa de Carvalho Neto, e outros dirigentes da empresa apresentaram ao senador um conjunto de obras que vão desde a construção de uma usina com capacidade de 600 megawatts à construção de 96 novos grupos de geradores de várias subestações e da ampliação das linhas de transmissão de alta tensão.

Eduardo Braga também anunciou, após a reunião com dirigentes do estatal, que o sistema elétrico do Amazonas será interligado com as Usinas Hidroelétricas de Santo Antônio e Jirau, no estado de Rondônia, e até 2013 o estado também estará interligado com a Usina de Tucuruí, no Pará.

Apagões
A Eletrobrás informou que vai analisar a rede de transformadores de energia de Manaus e substituí-los caso apresentem defeitos. Esta medida deve sanar os constantes problemas de apagões pontuais, que ocorrem de forma isolada em algumas regiões da capital. Os dirigentes da estatal acreditam que com isso o fornecimento de energia será resolvido no curto prazo.

Todos estes investimentos estão previstos para áreas urbanas do estado. Para a Zona rural, o senador também está discutindo a ampliação do Programa Luz para Todos. O governo federal e a Eletrobrás querem desenvolver uma experiência-piloto para aproveitar melhor os recursos hídricos disponíveis no estado. A novidade, neste caso, é que a energia elétrica seria gerada por meio da correnteza do rio ao invés de queda d’água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário