Redirecionamento

javascript:void(0)

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Alcoa testa tinta invisível que limpa o ar


A fabricante de alumínio Alcoa está testando uma tinta invisível que pretende limpar o ar. Trata-se de uma tecnologia batizada de EcoClean. Cada superfície de três mil metros pintada com o produto tem o poder de limpeza equivalente a 80 árvores.

A tinta possui uma camada de partículas de dióxido de titânio que, quando aplicada sobre uma superfície de alumínio, age como catalisador da luz do sol. Quando os elétrons (presentes na tinta) são aquecidos eles interagem com as moléculas de ar e liberam substâncias que “quebram” as partículas poluentes como o óxido de nitrogênio.

O presidente da divisão de produtos para arquitetura da Alcoa, Craig Belnap, afirma que se existem 4,2 bilhões de metros quadrados de edificações com painéis de alumínio dos Estados Unidos e se uma fração deles usassem o EcoClean, equivaleria a plantação de milhões de árvores.

O produto também é um benefício para aqueles que querem deixar o edifício limpo. Com o uso da tinta, a empresa garante que ao longo tempo a frequência de limpeza tornam-se cada vem menor. Outra vantagem é poder evitar o uso de produtos químicos de limpeza.

No momento, o produto já é testado em dois prédios, um nos Estados Unidos e outro na Europa. A Alcoa também analisa a possibilidade de aplicar a tinta em outras superfícies, como a de carros.






Nenhum comentário:

Postar um comentário