Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Voluntariado Petrobras

Cidadania a gente constrói
Desde sua origem em 2003 com o Voluntariado Petrobras Fome Zero, o voluntariado corporativo da Petrobras reconhece e prioriza os desejos e necessidades de participação social dos empregados, contratados e aposentados do Sistema Petrobras.

Acreditando no potencial transformador e na vocação para a cidadania da sua força de trabalho, o voluntariado corporativo da Petrobras já é considerado referência, pelo respeito à autonomia dos seus voluntários, preocupação com a sustentabilidade das transformações da realidade social, mapeamento dos desejos das comunidades, estímulo à participação e articulação com as políticas públicas.

Nessa nova etapa, o Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobras busca fortalecer o princípio de que ninguém nasce voluntário nem protagonista social, mas junto com a empresa e a comunidade pode percorrer um caminho onde irá aprender um conjunto de práticas e conhecimentos capazes de ajudar na construção de um futuro compartilhado por todos.

A Petrobras, nesse cenário, se compromete com a qualificação e o desenvolvimento da vocação social presente em sua força de trabalho e aposentados, para que estes, segundo seus desejos e possibilidades, possam se apropriar dessas oportunidades e fortalecer o compromisso com a construção de um país mais justo e solidário.

Entenda o Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobras

No Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobras, o processo de engajamento e participação do voluntário segue duas premissas básicas:

1 - O voluntário pode ingressar no Programa da maneira que melhor se adapte as suas necessidades e possibilidades; sejam elas de conhecimento, tempo ou maturidade do trabalho voluntário

2 - Este processo, uma vez iniciado, percorre um caminho de formação, aquisição de conhecimento e confirmação de compromissos junto às comunidades onde atuará

Por isso, uma das principais preocupações da Petrobras é permitir que diferentes perfis de voluntários possam encontrar um espaço adequado às suas expectativas e possibilidades, e que ao mesmo tempo acessem meios para se aperfeiçoar e evoluir para formas mais complexas de participação social. A esses caminhos de aperfeiçoamento chamamos de Linhas de Atuação que na prática podem ser entendidas como diferentes portas de entrada para o Programa.

Escolha sua porta de entrada:

Rede Geral de Voluntário Petrobras

Uma rede social online que permite articulação e integração de voluntários, de acordo com suas afinidades e áreas de interesse. Uma vez cadastrado na Rede Geral você poderá trocar experiências com seus amigos, divulgar e acessar oportunidades de prestação de serviço voluntário e ler artigos e reportagens sobre o tema.

Comitês Locais

Os Comitês Locais organizam o voluntariado local e oferecem a membros da força de trabalho e aposentados a oportunidade de participar de ações sociais na comunidade. O foco são ações de curta duração que terão a participação dos voluntários registrada, contabilizada e divulgada aqui no site.

Cursos de formação

O voluntário interessado em se capacitar como agente de transformação nas comunidades em que atua, pode se inscrever em um dos cursos que a Universidade Petrobras oferece. São cursos gerais e específicos sobre temas como ética, princípios do voluntariado, cidadania, economia solidária, desenvolvimento local, etc.

Concurso de projetos

Um grupo de pelo menos cinco voluntários em parceria com uma organização civil legalmente constituída pode enviar projetos sociais a um concurso de seleção. Os projetos devem estar alinhados com a política de responsabilidade social da companhia e classificados em uma das duas modalidades: (1) Protagonismo, no qual o voluntário atuará diretamente junto à instituição selecionada para executar diretamente o projeto e (2) Monitoria, no qual o voluntário acompanha e apóia a ação executada pelas ONGs.

Comece a agir agora! Entre para a Rede!

Além de conteúdos específicos sobre o tema voluntariado, você encontra todas as funcionalidades de uma rede social online para oferecer sua ajuda ou encontrar oportunidades para ações imediatas. Além disso, você pode também encontrar amigos e enviar recados, mobilizando seus conhecidos para uma ação em conjunto.

Cadastre-se agora na Rede Geral de Voluntários Petrobras:

Inscreva-se em um curso de formação

A Universidade Corporativa Petrobras oferece cursos que têm por objetivo ampliar o foco de ação do voluntário, oferecendo base técnica que o ajude a planejar e executar projetos sociais.

Participe de um Comitê Local

Em um país tão grande como o Brasil, com comunidades tão singulares em suas necessidades e, sobretudo, potencialidades, os Comitês Locais surgem como os parceiros ideais na condução de ações sociais e reunião de voluntários. Procure, na seção Comitês Locais (link), aquele relacionado à sua lotação. Com certeza lá você encontrará oportunidades para a ação.

Envie seu projeto para o Concurso de Projetos

Os projetos devem ser elaborados por pelo menos cinco voluntários e contemplar uma parceria com uma organização civil legalmente instituída. Em breve será lançado o regulamento do concurso.

E não se esqueça:

Podem participar do Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobras a força de trabalho e os aposentados da Petrobras S.A, Petrobras Distribuidora, Transpetro, Petroquisa e REFAP

Atuação voluntária sem condicionamentos no plano de carreira

Apenas receberão recursos da companhia os projetos do Concurso e as ações dos Comitês Locais

As ações voluntárias deverão ocorrer fora do horário de trabalho e, quando o planejamento e execução de alguma tarefa exigir liberação do expediente, isso deve ser considerado mera liberalidade, determinada pela gerência imediata

Projetos que participarem do Concurso de projetos, quando contemplarem ações voltadas para as áreas de influência das empresas Sistema Petrobras participantes do Programa de Voluntariado, deverão apresentar articulação com as Agendas 21 elaboradas pelo Programa De Olho no Ambiente e disponibilizadas às gerências de comunicação

Cada grupo de voluntários pode inscrever vários projetos no Concurso, mas apenas um projeto por grupo será contemplado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário