Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 30 de junho de 2011

David Byrne apresenta fórum “Cidades, bicicletas e o futuro da mobilidade”

Brasil é o primeiro entre sete países que vão sediar encontro que discute transportes sustentáveis
david_byrne_tour_dannyclinch___baixa.jpgMobilizar a sociedade, autoridades e ativistas para a construção de cidades eficientes e que ofereçam a seus cidadãos transporte sustentável e igualitário, é o objetivo do fórum Cidades, bicicletas e o futuro da mobilidade, idealizado por David Byrne, ex-vocalista e guitarrista do Talking  Heads

O encontro que em sua primeira edição conta com organização do Instituto Parada Vital, do Instituto de Políticas para o Transporte e o Desenvolvimento (ITDP), e correalização da Editora Amarilys e SESC São Paulo, acontece no dia 12 de julho, no teatro Paulo Autran, do SESC Pinheiros, em São Paulo.
 
Eduardo Alcântara Vasconcellos, especialista em planejamento urbano e coordenador do Projeto Observatório da Mobilidade Cidadã da Associação Nacional de Transportes Públicos, Arturo Alcorta, cicloativista, e Marcelo Branco, Secretário de Transportes da Prefeitura de São Paulo, se reúnem para o debate junto a David Byrne, mediado pela jornalista Paulina Chamorro.
 
Durante o fórum, os convidados discutirão sobre como as cidades do mundo seriam se reduzissem sua dependência do automóvel, promovessem sistemas eficazes de transporte coletivo e aumentassem o uso de bicicletas e outros meios de transporte sustentáveis e não poluentes.
 
“As previsões mais pessimistas sobre a mobilidade em São Paulo estão se confirmando. Promovermos um debate desse nível em São Paulo é de extrema importância para clarearmos o momento e encaminharmos soluções”, afirma o presidente do Instituto Parada Vital, Ismael Caetano.
 
Em mais de 30 anos de carreira, David Byrne tem atuado como músico, compositor e diretor de vídeos e filmes. Além de ex-frontman da banda americana do clássico hit Psycho Killer, Byrne também é um defensor apaixonado do ciclismo urbano.
 
“Há décadas tenho usado a bicicleta como principal meio de transporte em Nova York, e percebi que é algo prático e agradável. Desfruto da perspectiva oferecida a quem se locomove de bicicleta pela cidade e também pelos lugares que visito. Gosto da sensação de flutuar e deslizar sem um motor; posso parar e explorar, fazer meu próprio itinerário e tomar o caminho que quiser para chegar a qualquer lugar”, comenta Byrne.
 
Seu último livro, Diários de Bicicleta – publicado no Brasil pelo selo Amarilys – é um relato sobre as experiências que viveu em seus passeios pelas ruas de cidades importantes do mundo. Por meio de histórias e fotografias pessoais, Byrne evidencia o fato de que andar de bicicleta e utilizá-la como meio de transporte sustentável e não poluente, pode mudar a visão que temos do mundo e da cidade em que vivemos.
 
“Sinto-me conectado com a vida nas ruas e posso ir de um lugar ao outro com bastante rapidez. Tenho um senso de localização muito bom, por isso não me perco muito; adoro como, à medida em que me movo, abro uma espécie de imagem mental da cidade, algo que não acontece da mesma forma em um automóvel, nem mesmo no transporte público”, completa o músico.
 
O Brasil, é o primeiro país a sediar o fórum formatado pelo artista que passará por 9 cidades da América Latina. Por aqui, suas discussões começam com a presença de David Byrne na Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), onde, no dia 10 de julho, participará de uma mesa ao lado de Eduardo Alcântara Vasconcellos, mediada por Alexandre Agabiti Fernandez.
 
Depois, no dia 12, às 19h, será a vez do SESC Pinheiros sediar este grande fórum envolvendo representantes do poder público local, cicloativistas e urbanistas que falarão sobre a criação de um conjunto de sinergias e alianças estratégicas que resultem em projetos conjuntos de maior impacto e alcance. Além disso, o painel, que terá tradução simultânea, transmitirá aos espectadores diferentes pontos de vista sobre a promoção de sistemas eficazes de transporte, planejamento urbano, responsabilidade social e o prazer obtido pela percepção do mundo a partir de uma bicicleta.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário