Redirecionamento

javascript:void(0)

terça-feira, 31 de maio de 2011

Semana do Meio Ambiente: “Plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho”

Existe um dito popular que diz que a vida de uma pessoa só é completa após fazer três coisas: plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho. Como “a ordem dos fatores não altera o produto”, não importa a sequência das ações, desde que elas sejam colocadas em prática.

A Semana do Meio Ambiente é um bom momento para refletir sobre esse assunto. Mesmo que esses não sejam os ideais de vida de muitas pessoas é preciso assumir que são três coisas que podem ser colocadas em prática por qualquer um que esteja preocupado com o futuro. Além disso, por mais que somente um deles esteja diretamente relacionado ao meio ambiente, todos podem estar ligados à natureza.

Plantar uma árvore é a mais fácil dessas tarefas, leva menos de vinte minutos e traz frutos por até centenas de anos. No entanto, essa também é a atividade menos colocada em prática pela maioria das pessoas. Normalmente ofuscado pela correria do dia a dia, o plantio de uma árvore fica em segundo, terceiro ou às vezes nem entra nos planos.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU) a população mundial atual é de sete bilhões de pessoas, se cada uma delas embarcasse nesta onda “verde” ou cumprisse pelo menos este item da “trilogia da vida”, seriam mais sete bilhões de árvores plantadas, para reduzir, mesmo que parcialmente, o impacto que a humanidade causa no planeta.

Escrever um livro e ter um filho são as duas coisas que completam a lista e estão intimamente ligadas ao que nós deixaremos para o mundo. Não é somente a árvore que rende frutos no futuro, mas principalmente a educação e o exemplo de vida, que mostram na prática o que é buscar um futuro melhor.

Um filho é um dos maiores espetáculos que a natureza pode proporcionar, para retribuir essa dádiva da vida, não existe maneira melhor do que deixar bons filhos, ou bons frutos, para o futuro. Educação e conscientização ambiental e social são imprescindíveis para que esse objetivo seja alcançado.

O livro, talvez seja uma das tarefas mais difíceis para algumas pessoas, menos familiarizadas com as artes literárias, porém esse não precisa ser um problema no caminho. O dito popular não diz que é preciso plantar uma árvore, ter um filho e escrever um “Best Seller”. Assim, se o livro for a última prática do pacote, ele pode justamente narrar as experiências tidas com as duas tarefas anteriores, finalizando assim um ciclo perfeito de vida.

Thaís Teisen


Nenhum comentário:

Postar um comentário