Redirecionamento

javascript:void(0)

terça-feira, 31 de maio de 2011

Pará receberá o Campeonato Sul-Americano de Desportos Aquáticos em 2012

O presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Coaracy Nunes, esteve na manhã desta terça-feira (31), no gabinete do governador Simão Jatene, para definir detalhes do Campeonato Sul-Americano de Desportos Aquáticos, que acontecerá em março do ano que vem e terá como sede a cidade de Belém.

O campeonato, que é divido em cinco modalidades - natação, nado sincronizado, salto ornamental, pólo aquático e maratona aquática - trará para a capital do Pará atletas de 12 países do mundo. Serão cerca de 500 nadadores, incluindo os campeões César Cielo e Thiago Pereira. “Belém foi escolhida porque tem todas as condições de receber esse grande evento. Precisamos apenas reformar e fazer a manutenção em parques aquáticos da cidade”, disse o presidente da CBDA.

Para que o evento ocorra, o governador autorizou uma reforma na piscina da Escola Superior de Educação Física (Adesef) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que se transformará em um parque aquático completo para as competições. A reforma começa no mês de setembro e deverá ser concluída ainda no final deste ano. “Com o parque aquático reformado e padronizado, vamos sugerir para que Belém seja espaço de treinamento para as Olimpíadas que acontecerão no Rio de Janeiro em 2016. Essa sugestão será dada para a Comissão, nas Olimpíadas que acontecerão em Londres. Ou seja, Belém vai ficar na vitrine do esporte mundial”, disse a presidente da Federação Paraense de Desportos Aquáticos, Ellen Castro, que também participou do encontro. A reunião contou ainda com a participação do secretário de Esporte e Lazer do Pará, Marcos Eiró, e do secretário adjunto Christian Costa.

Competições
Além da piscina Olímpica da Adesef, as piscinas da Tuno Luso Brasileira e dos clubes do Remo e Paysandu, também estão definidas para serem palco para as provas de nado sincronizado e pólo aquático. O destaque ficará para a Baía do Guajará, onde haverá uma maratona aquática de 5 a 10 km. Na opinião de Coaracy, Belém tem condições para fazer um evento espetacular, assim como foi durante os jogos Sul-Americanos, que já aconteceram duas vezes na capital, inclusive uma, no governo de Simão Jatene. “Vamos repetir o sucesso”.

Espaços onde ocorrerão as provas
Parque Aquático da Uepa – natação e salto ornamental
Piscina da Tuna Luso – Pólo aquático
Clube do Remo – Nado sincronizado
Baía do Guajará – Maratona aquática de 5 km a 10 km

Nenhum comentário:

Postar um comentário