Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Jatene recebe ministro da Integração Nacional em audiência

Jatene recebe ministro da Integração Nacional em audiência O desenvolvimento regional foi o tema do encontro entre o governador Simão Jatene e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, ocorrido ontem quinta-feira, 28, no Comando Geral da Polícia Militar. A pedido da presidente Dilma Roussef, o ministro está visitando todos os governadores das regiões Norte e Nordeste do país para ouvir deles a opinião sobre o compromisso do governo federal em promover o desenvolvimento regional, por meio da valorização dos organismos responsáveis como a Sudam e a Sudene.

Simão Jatene afirmou ao ministro que esses organismos têm que exercer o papel de alavancar o desenvolvimento das regiões. Porém, não se pode repetir erros do passado, quando a Sudam era vista como um ente estranho que se sobrepunha ao governo estadual. “Ao fazermos uma leitura do passado percebemos as diferenças entre a Sudene e a Sudam. A Sudene sempre foi compreendida pela sociedade como patrimônio do nordeste. Já com a Sudam, não ocorreu o mesmo sentimento por parte da nossa sociedade”, ressaltou.

O ministro lembrou ao governador que durante a cerimônia de posse no Congresso Nacional, a presidente da República reiterou a necessidade de se garantir o fomento, em vários setores, dessas regiões. “Nos próximos dias será publicado no Diário Oficial da União um decreto que reestrutura o Ministério da Integração Nacional e confere uma valoração aos organismos responsáveis pelo desenvolvimento regional, como é o caso da Sudam e da Sudene. Outra medida será a criação da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), que terá a mesma missão das outra duas nos estados que congrega”, afirmou.

Durante a audiência, o governador e o ministro também conversaram sobre os desafios do Estado do Pará. Fernando Bezerra Coelho mostrou-se surpreso com as possibilidades de investimentos no Estado para os próximos anos enumeradas por Simão Jatene. “Sem dúvida que o Pará é um dos mais importantes estados brasileiros. Nosso objetivo era ter uma idéia mais clara das prioridades da região e nos colocar à disposição para parcerias entre os governos federal e estadual”, ressaltou o ministro.

Também participaram da audiência o superintendente da Sudam, Djalma Mello; o senador Mário Couto, o secretário estadual de Integração Regional, Antonio José Guimarães; o secretário de Fundos Regionais e Incentivos Fiscais do Ministério, Jenner Guimarães do Rego; o diretor de Incentivos Fiscais e Atração de Investimentos, Inocêncio Renato Gasparim, e o coronel Humberto Viana, secretário de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário