Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 31 de março de 2011

Torres de usina eólica começam a ser montadas na fronteira oeste do Rio Grande do Sul

De acordo com o jornal Zero Hora, as torres que sustentarão 45 hélices da Usina Eólica Cerro Chato, em Santana do Livramento, na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, estão começando a aparecer. Já foram concretadas 20 bases e a primeira torre está sendo montada às margens da BR-293. Com previsão de funcionamento pleno para setembro deste ano, o parque deve gerar energia suficiente para abastecer uma cidade três vezes maior do que Livramento (90MW/h). 

Na semana que vem, as hélices começarão a ser colocadas.  Até o dia 27 de abril, cinco torres já estarão funcionando e gerando energia. Para que o parque funcione, explica o coordenador de implantação Flanklin Fabrício Lago, além das torres, são necessárias uma subestação e uma linha de transmissão. A linha terá 25 km e liga o parque à subestação Livramento 2.

Ao todo, a Eletrosul e a alemã Wobben investiram R$ 400 milhões. Lago explica que em 2009 a Eletrosul participou de um leilão e vendeu energia para Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com compromisso de energização do parque, fornecendo 90 MW a partir de julho de 2012.

— Para colocação, precisamos contratar um guindaste que suporta 600 toneladas. Esse equipamento chegou na cidade dividido em 15 carretas — conta Lago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário