Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O Prêmio Von Martius


Criado em 2000, pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, com a intenção de reconhecer projetos de todo o País que promovam o desenvolvimento socioeconômico e cultural, alinhado ao conceito de sustentabilidade, o Prêmio von Martius de Sustentabilidade é um dos mais importantes do setor e o único do gênero no País a obter o selo Carbon Free, por fazer a compensação de todo o gás carbônico dispensado desde o início de suas atividades até a cerimônia de premiação.

 
Desde sua primeira edição, 1.464 projetos foram inscritos, analisados e auditados nas categorias Humanidade, Natureza e Tecnologia, dos quais 82 foram premiados e 12 receberam menções honrosas. Este ano, em sua décima primeira edição,111 projetos forma inscritos. O evento de premiação aconteceu nessa quinta-feira, 24, em São Paulo.

Confira abaixo a relação dos nove projetos ganhadores, por categoria:
Categoria Humanidade

1º lugar
Projeto: Floripa 2030 - Agenda Estratégica de Desenvolvimento Sustentável de Floripa na Região
Participante: Associação FloripAmanhã

Resumo: Com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina e da Prefeitura Municipal de Florianópolis, o projeto apresenta opções de desenvolvimento sustentável econômico-produtivo, sócio-cultural e urbano territorial na região metropolitana de Florianopólis.

2º lugar
Projeto: Projeto de Unidade de Reforma de Pneus com Ressocialização de Ex- detentos
Participante: João Ricardo Magalhães Gonçalves
Resumo: A iniciativa usa mão de obra de de ex- detentos, permitindo o revigoramento de sua condição humana, para trabalhar em uma unidade de reforma e triagem de pneus. A ação faz parte da campanha "Começar de Novo" do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF).

3º lugar
Projeto: A Casa das Mariscadeiras
Participante: Petróleo Brasileiro S/A - Petrobrás
Resumo: O projeto propõe o fortalecimento da organização social, associativismo e o desenvolvimento da atividade pesqueira do marisco em uma comunidade vizinha ao Projeto Manati - empreendimento da Petrobras para produção e escoamento de gás natural de campo marítimo no litoral a Bahia.
Categoria Natureza

1º lugar
Projeto: Tamar 30 anos
Participante: Petróleo Brasileiro S/A - Petrobrás
Resumo: Tamar é um dos projetos mais reconhecidos do Programa Petrobras Ambiental, com resultados expressivos: cerca de nove milhões de tartarugas procriadas, 18 mil desovas monitoradas por ano em mais de mil quilômetros do litoral brasileiro e 23 bases do Projeto no País.

2º lugar
Projeto: Projeto São Paulo Amigo da Amazônia
Participante: Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo
Resumo: O Projeto São Paulo amigo da Amazônia, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA), surgiu da necessidade de promover ações que impedissem o desmatamento das florestas nativas brasileiras a partir de financiamentos originários de recursos públicos. A proposta é a fiscalização e o controle da entrada ilegal de madeira em todo o Estado de São Paulo.

3º lugar
Projeto: Bela Ilha
Participante: Instituto Sagatiba
Resumo: O objetivo do projeto é promover a preservação da biodiversidade terrestre e marinha, bem como proporcionar uma melhor qualidade de vida para centenas de moradores de 13 comunidades caiçaras de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo.
Categoria Tecnologia

1º lugar
Projeto: A USD- Usina Sustentável Dedini
Participante: Dedini S/A Indústria de Base
Resumo: A Usina Sustentável Dedini - USD produz seis bioprodutos (bioaçúcar, bioetanol, bioeletricidade, biodiesel, biofertilizante e bioágua) emitindo zero resíduos, zero efluentes, zero odores, zero água de mananciais e com emissões mínimas de CO2.

2º lugar
Projeto: Tecnologias Duplo Combustível para Veículos Pesados - Flexibilidade de escolha entre Óleo Diesel e Biodiesel Puro
Participante: MAN Latin América
Resumo: Depois de pesquisar e aprovar o uso do B5 (óleo diesel com 5% de biodiesel) e o B20, a empresa testa o biodiesel puro - B100, em veículos modificados por meio da tecnologia de duplo combustível (diesel/biodiesel).
As pesquisas estão sendo realizadas com caminhões integrantes de frotas cativa, por meio de um sistema que permite o monitoramento da sua operação ajustando o fornecimento do combustível apropriado para o motor (óleo diesel ou biodesel) usando uma unidade dosadora.

3º lugar
Projeto: Desenvolvimento Tecnológico para o Aprimoramento e Processamento de Polpa e Amêndoa do Baru
Participante: Bruno de Andrade Martins
Resumo: O projeto fornece subsídios para o aprimoramento da cadeia produtiva do baru, espécie nativa do Cerrado que apresenta potencial elevado de exploração sustentável, por meio de avaliação prévia de tecnologias aplicadas ao seu processamento, do desenvolvimento de tecnologia para o aproveitamento e conservação da polpa, do desenvolvimento de alternativas para o processo de extração da amêndoa, e, por fim, da avaliação da qualidade e estabilidade da amêndoa processada.
Sobre o Prêmio von Martius de Sustentabilidade.

O Prêmio homenageia o emérito pesquisador alemão Carl Friedrich Phillipp von Martius (1794-1868), cujo trabalho de pesquisa científica, durante viagem de quase três anos pelo Brasil, entre 1817 e 1820, contribuiu notavelmente para o conhecimento e a valorização do ambiente natural e cultural de nosso país.

Em sua 11ªedição, o Prêmio von Martius de Sustentabilidade 2010 conta com o patrocínio das empresas Henkel e Gráfica Bandeirantes, além de ter o apoio do Ministério do Meio Ambiente do Brasil, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), do WWF-Brasil, do Centro de Competência Mercosul para Responsabilidade Social Empresarial, e do Grupo Sustentax - Engenharia de Sustentabilidade e Programa Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo.

Este é o único concurso de projetos ambientais do País que possui auditoria de procedimentos durante a escolha dos projetos e compensação das emissões geradas desde o início das atividades até o evento de entrega do prêmio. A ação é resultado da parceria entre a Câmara Brasil-Alemanha, a Atlântica Simbios (consultoria na área de serviços e meio ambiente responsável pela restauração de vegetação nativa), a BRTÜV (empresa especializada em certificação e qualificação de produtos e serviços) e a Green Consultants (empresa responsável pelo levantamento do cálculo do inventário de emissões).

O portal www.premiovonmartius.com.br disponibiliza outras informações sobre a premiação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário