Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Arquivo Público é nomeado para o programa Memória do Mundo da Unesco


O acervo do Arquivo Público do Pará, do Governo do Estado, teve o seu acervo registrado pelo Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da UNESCO, que registra acervos nacionais. o pleito de Nominação no Registro Nacional do Programa Memória do Mundo da UNESCO recebeu proposições de diversas organizações nacionais, das quais as 8 (oito) proposições foram nominadas.


Os escolhidos foram selecionados em Sessão Plenária do Comitê Nacional do Brasil, reunido com maioria de seus membros, no dia 27 de setembro deste ano, na cidade do Rio de Janeiro. O decreto de escolha foi assinado pelo Presidente da Mesa Diretora do Comitê Naciona, Armando de Senna Bittencourt.
As propostas nominadas serão reconhecidas por portaria do Ministro de Estado da Cultura, e a cerimônia de diplomação será realizada na cidade do Rio de Janeiro, em data a ser definida ainda em 2010.


Segundo João Lúcio Mazzini, diretor do Arquivo Público do Pará, ser reconhecido como patrimônio documental é o reconhecido de um projeto de salvamento da documentação da Amazônia, feito pelo arquivo. "Podemos ser reconhecidos como patrimônio documental do Mundo, com uma documentação importante para entender a ocupação da Amazônia", afirmou.


Lúcio diz que os documentos mostram a influência portuguesa no conhecimento da região. "Os documentos mostram a influência portuguesa em todos os conhecimentos humanos na região, política, cultural. Trazendo importantes contribuições sobre como se deu o encontro da cultura portuguesa com as nações indígenas".


Confira os projetos reconhecidos:


 - Abrindo estradas no mar: folhas de bordo e relatórios de levantamento hidrográfico da DHM - 1901-2009. Diretoria de Hidrografia e Navegação - DHN.


- Agência Nacional: a informação a serviço do Estado. Arquivo Nacional / Fundação Cinemateca Brasileira. [Provisional]


 - Arquivo Tamandaré: uma janela para o Estado Imperial Brasileiro. Diretoria do Patrimônio Histórico da Marinha.


 - Atlas Vingboons: mapas e cartas da costa atlântica da América do Sul no século XVII. Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano. IHGP - Recife.


- "Viagem Filosófica": expedição científica de Alexandre Rodrigues Ferreira nas capitânias do Grão-Pará, Rio Negro, Mato Grosso e Cuiabá - 1783-1792. FundaçãoBiblioteca Nacional / Museu Nacional. [Provisional]


- Diário das viagens do Imperador d. Pedro II pelo Brasil e pelo mundo. Museu Imperial.


- Fundo Secretaria de Governo da Capitânia: período colonial do Brasil - 1649-1823. Arquivo Público do Estado do Pará.


- Registros de entrada de passageiros no porto de Salvador (Bahia) - 1855-1964. Arquivo Público do Estado da Bahia.

Um comentário:

  1. Prezados, Sinto um enorme orgulho quando vejo que o Pará é reconhecido como parte da historia do Brasil. São tantas noticias ruins que chegam até a mídia no país e é incrível como não tem nenhuma visualização uma noticia tão boa quanto o da premiação deste Selo. Sei que o Arquivo público está passando por uma reformulação muto grande com essa equipe que está agora trabalhando lá. Diga-se de passagem que todos concursados. Acorda SECULT, acorda Governo, e deem mais valor a quem realmente trabalha. Meus sinceros parabéns ao Arquivo Público do Estado do PARÁ

    ResponderExcluir