Redirecionamento

javascript:void(0)

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Programação da Semma vai celebrar o Dia da árvore

Nesta terça-feira, 21, comemora-se o Dia da Árvore e para lembrar a data a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) organizou uma programação especial no Bosque Rodrigues Alves, com início às 8h e término às 12h.

Entre as atrações programadas pela Coordenadoria de Educação Ambiental e Desenvolvimento Comunitário (CEADC) do órgão estão a Trilha da Flora, atividades na brinquedoteca, Cine Bosque, plantio de mudas arbóreas e apresentação dos Palhaços da Natureza. A estimativa da Semma é que cerca de 300 crianças de escolas públicas e particulares, além do público que visita diariamente o Bosque, participem da programação.

De acordo com a coordenadora do CEADC, Acácia Rodrigues, é com programações como essas que as crianças aprendem a importância de se preservar a natureza. "As crianças aprendem melhor brincando. Então, quando oferecemos a elas a oportunidade de conhecer de perto a biodiversidade da nossa região, elas compreendem melhor o papel que cada uma pode desempenhar na luta pela preservação do meio ambiente e garantia de um futuro melhor para todas elas",  explica.

A capital paraense – incluídos aí os distritos de Icoaraci, Mosqueiro e Outeiro - tem hoje cerca de 11 mil mangueiras, sendo que só na capital existem seis mil exemplares espalhados por avenidas e praças. Essa peculiaridade empresta à paisagem belemense um charme típico dos bulevares parisienses do início do século 20.

Os túneis de mangueiras são a marca registrada do centro antigo, ao lado dos casarões centenários. Nessa região estão distribuídas mais de duas mil dessas árvores, que também enfeitam as praças de pelo menos 35 bairros da cidade e ajudam a amenizar a sensação térmica nos meses mais quentes, quando a temperatura atinge facilmente a marca dos 38 graus à sombra.

Os famosos túneis de mangueiras também emprestam à cidade um encanto especial e servem de refúgio para pedestres nas horas mais quentes do dia. Os mais conhecidos ficam nas avenidas Nazaré, Magalhães Barata, Presidente Vargas, Generalíssimo Deodoro e Governador José Malcher, e nas travessas Quintino Bocaíuva, Rui Barbosa e Benjamin Constant.

Cabe à Semma cuidar da conservação das árvores da cidade com serviços de poda, limpeza, retirada de galhos e ervas de passarinhos, redução de altura, retirada de exemplares que estão condenados (prestes a cair ou mortos) e plantio de novas árvores no lugar das que foram retiradas ou em novas áreas.

 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário