Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Santander promove Encontro de Sustentabilidade em São Paulo

§ Tim Jackson e Oscar Motomura são os convidados desta edição

O Santander, por meio do Espaço Práticas em Sustentabilidade, realizará no dia 05 de agosto, às 19h, o 19º Encontro de Sustentabilidade, na sede do Santander em São Paulo. Oscar Motomura, fundador e principal executivo do Grupo Amana-Key, abre o evento que abordará temas como estilo de vida e consumo, inovação e economia de baixo carbono. Direcionado a clientes, funcionários, fornecedores e convidados, o evento também será transmitido em tempo real, via internet, a partir das 19h30, no www.santander.com.br/sustentabilidade. “O encontro visa provocar, conscientizar e engajar clientes, fornecedores, funcionários e parceiros pelo caminho da sustentabilidade. Queremos ajudar outras empresas a reinventar seus negócios de maneira lucrativa e inovadora, integrando aos resultados financeiros os cuidados com o meio ambiente e a sociedade”, afirma Maria Luiza Pinto, diretora executiva de Desenvolvimento Sustentável do Santander.

Tim Jackson, professor de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Surrey, Reino Unido, e diretor do recém-premiado Grupo de Pesquisa sobre Estilos de Vida, Valores e Meio Ambiente (Research Group on Lifestyles, Values and Environment) é palestrante internacional. Ele falará sobre o conceito de crescimento insustentável e as conexões entre PIB e os limites ecológicos do planeta, mostrando o que seria uma economia para um planeta finito. Recentemente, Jackson lançou o livro, “Prosperidade sem Crescimento: economia para um planeta finito” (Prosperity without growth: Economics for a finite planet), que explora a dependência da sociedade ao crescimento econômico, demonstra que crescimento não é a mesma coisa que prosperidade e alerta que as taxas atuais de crescimento não podem se manter se quisermos permanecer dentro dos limites ambientais de "um único planeta.” O palestrante irá discutir, também, a ideia de ‘empresa ecológica’, que utiliza recursos de forma eficiente, e cujas atividades possam criar empregos, apoiar comunidades e contribuir para a prosperidade humana.

Os usuários do portal de sustentabilidade do Santander poderão participar do concurso cultural “Boa Pergunta”. Para isso, o candidato deverá elaborar uma pergunta que gostaria de fazer ao Tim Jackson. As 20 mais votadas poderão concorrer a cinco livros autografados e convites para participar do Encontro de Sustentabilidade. O autor da pergunta vencedora terá sua questão respondida pelo palestrante no dia do evento.

Desde 2003, o banco Santander organiza os Encontros de Sustentabilidade, sempre com a participação de renomados palestrantes como Fritjof Capra, Hazel Henderson, Peter Senge, Muhammad Yunus, Edgar Morin, Leonardo Boff, Bernard Lietaer, Gro Harlem Brundtland, Ray Anderson, entre outros.

Sobre o Espaço Práticas em Sustentabilidade

O portal faz parte de um programa mais amplo, chamado de Espaço de Práticas de Sustentabilidade, desenvolvido para ajudar outras empresas a repensar seus negócios de maneira lucrativa e inovadora, integrando resultados financeiros, cuidado com o meio ambiente e com a sociedade, o projeto inclui encontros presenciais para troca de experiências, oficinas, visitas técnicas a empreendimentos sustentáveis, entre outras atividades. O site leva ao leitor informações básicas e avançadas sobre sustentabilidade: conceitos, cursos, cases, vídeos e diversas outras seções para quem deseja conhecer e aprofundar conhecimento sobre o tema.

Apenas em 2009, o Espaço de Práticas em Sustentabilidade contabilizou 1,4 milhões de acessos na internet, além de ter realizado 39 eventos (entre treinamentos e palestras), que reuniram 858 empresas e 2.838 pessoas, entre clientes, funcionários e fornecedores.

Um comentário:

  1. o indice PIB não serve mais para nada/ enquanto não for utilizado outro indice continuaremos na mesmice e o termo sustentavel não é sustentavel ao usar o indice PIB como indicativo de crescimento sustentavel. O SANTANDER tem desenvolvido ou procurado alterar este indice economico que todo o mundo capitalista segue ? O que o SANTANDER achoa deste indice chamado PIB ?

    grato
    afonso

    ResponderExcluir