Redirecionamento

javascript:void(0)

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Inpe encerra operação de satélite sino-brasileiro que fornecia imagens da Amazônia

Depois de 13 mil voltas em torno da Terra e quase 400 mil imagens do Planeta, a operação do satélite sino-brasileiro Cbers-2B foi encerrada. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informou hoje (12) que perdeu o contato com o satélite desde abril. Lançado em setembro de 2007, o equipamento tinha previsão de vida útil de dois anos.

O principal fornecedor de imagens para o Brasil e a China – sócios no acordo de cooperação que construiu e lançou o satélite – e para os países da América do Sul e da África, o Cbers-2B começou a apresentar falhas em março. De acordo com o Inpe, em 16 de abril, os centros de controle brasileiro e chinês perderam o contato com o satélite.

Com o fim da operação do Cbers-2B, o Inpe terá menos imagens disponíveis do território brasileiro. Elas são utilizadas principalmente nas estimativas de desmatamento, pelo Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter) e do Programa de Cálculo do Desflorestamento da Amazônia (Prodes), que calcula as taxas anuais de desmatamento da Amazônia.

“Mesmo operando em condições não ideais, o Inpe continuará a fornecer os dados necessários ao monitoramento do território brasileiro”, informou o instituto, que utilizará imagens dos satélites norte-americanos Terra/Modis e Landsat-5 e do indiano Resourcesat.

Para substituir o Cbers-2B, um novo satélite desenvolvido em parceria com a China será enviado ao espaço em 2011, o Cbers-3. Há previsão de mais um lançamento em 2014. A nova geração de satélites tem mais câmeras que os atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário