Redirecionamento

javascript:void(0)

sábado, 24 de abril de 2010

DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E CONTROLE DA HIPERTENSÃO


      Cardiologistas promovem atividades por todo o país no Dia Nacional de Prevenção e Controle da Hipertensão (26 de abril)
A campanha "Eu sou 12 por 8" é focada na internet e em atividades presenciais em 50 cidades de 23 Estados e Distrito Federal.
Em Marília há previsão de aferição de pressão arterial no terminal rodoviário urbano e mini-palestras de hora em hora com a presença de nutricionistas, fisioterapeutas e educadores físicos

"Eu sou 12 por 8" foi o slogan idealizado pelo Departamento de Hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC para alertar a população da necessidade em manter a pressão arterial controlada. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 30 milhões de brasileiros têm hipertensão e outros 12 milhões têm a doença, mas sequer sabem. A SBC estima que apenas 10% dessa população faz regularmente acompanhamento médico e segue as orientações.

"O objetivo da ação é despertar a atenção das pessoas, mas perpetuar a mensagem ao longo de todo o ano", explica o presidente do Departamento de Hipertensão da SBC, Marcus Bolívar Malachias. Além das atividades programadas nas Capitais e em várias cidades, uma campanha em mídias sociais, como Twitter, Orkut e Facebook, leva a informação para milhares de internautas. Personalidades aderiram à campanha, se tornaram embaixadores e já vestiram a camiseta "Eu sou 12 por 8", como a atriz Guilhermina Guinle, o cantor Ney Matogrosso e a apresentadora Sarah Oliveira. Cinco milhões de folhetos serão distribuídos em farmácias populares, nos supermercados e em várias indústrias.

Em São Paulo, a SBC tem o apoio da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. Diversas cidades onde há regionais da SOCESP estão empenhadas em conscientizar os cidadãos.

Em Marília, haverá aferição de pressão arterial no terminal rodoviário urbano, além de mini-palestras de hora em hora realizada por nutricionistas, fisioterapeutas e educadores físicos, além de telões com frases orientadoras, alto-falantes, holofotes e faixas no local.

Vale lembrar que o combate sistemático ao tabagismo reduziu, nos últimos anos, de 21% para 13% o número de fumantes no País. E permitiu uma significativa queda de 20% na mortalidade por doenças cardiovasculares. "O combate à hipertensão é a segunda onda nessa luta e potencialmente muito maior para aumentar expectativa de vida do brasileiro", completa Malachias.

O site
www.eusou12por8.com.br e os folhetos que serão distribuídos no Dia Nacional trazem um gráfico simples de fácil identificação sobre os níveis da pressão arterial (verde até 12X8; amarelo 13X8; vermelho mais de 14X9), além de artigos médicos em linguagem simples, depoimentos de artistas-embaixadores e uma tabela com o consumo diário de alimentos, incluindo os industrializados, e os respectivos gramas de sal consumidos.

Os quatro principais fatores para prevenir e controlar a hipertensão são: controlar o peso, reduzir o consumo de sal, fazer atividades físicas cinco vezes por semana e não abandonar o tratamento para quem tem indicação de remédios. "Mesmo sem qualquer sintoma, a hipertensão precisa de tratamento constante para evitar o infarto, o derrame e a insuficiência renal", alerta Malachias.

A campanha "Eu sou 12 por 8" também tem o apoio da SBC-Funcor, das Sociedades Brasileiras de Hipertensão e Nefrologia, do Ministério da Saúde, da ANVISA, do SESI, da Federação Nacional de Assistência ao Hipertenso e da Associação Paulista de Assistência ao Hipertenso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário